segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Perguntas a avó

Como foi para minha mãe saber que seu pai era o "tio Toninho" aos 6 anos?
A vó Lice foi criada pela sua avó, mulher que nascera na Bahia e sua mãe sumiu no mundo.
Aos 38, 40 anos esta mesma mulher cuidou da sua neta, filha do seu filho Toninho.
A filha de Toninho também teve uma criança que foi cuidada pela sua madastra.
A mãe da filha de Toninho foi criada pela sua mãe mesma, a Velha Rita. Suas irmãs eram Ludinha e Vera que eram lindas. anos 60 e perto da rua Itaboraí ou nela mesma a velha Rita que foi uma mulher que bebia muito. A Lucia que ra irmã de Vera e de Lurdinha, era a mais feia e a mais nova. Seu primeiro filho foi com 14 anos, chama-se Pelé e morou com a avó da sua segunda filha Marcia que foi criada pela Vó Etelvina, vó de seu pai João Bola, sua terceira filha foi criada pela vó Lice, mãe do vô Toninho.
Com cada filho a Lucia aparecia de vez em vez e trazia brinquedos e pinduricalhos que ganhava na casa de gente que ela trabalhava. Trançava o cabelo das filhas Cristiane e Marcia. Depois ia embora. Ela trançou uma vez meu cabelo, faz tempo, e foi uma das melhores que trançou meu cabelo.
Depois que foram morar com a mãe, Márcia engravidou e contraiu o vírus HIV, além de se viciar em cocaína.
Pelé tinha 17 anos quando foi preso, Cristiane aos 19 engravidou e Patrícia também. Pico foi o único que ela criou, mas também foi preso.

O Toninho tinha o nome do pai, Antonio. O Antonio era muito severo.
o vô Antonio tinha mãe portuguesa e pai que nasceu na época do ventre livre.
Ele gostava mais da mãe porque era branca. Do pai tinha raiva porque além da mãe como mulher ele também dormia com a tia, com quem teve um filho.
Nasceu em Valinhos- RJ e veio pra São Paulo pra trabalhar de pedreiro, na bela vista conheceu a Ondina Alice Santos, na rua pedroso. Tiveram um romance e foram morar na Martiniano de Carvalho, na casa do Leão - Vl Itororó, eu morei nesta rua quando casei.
Lá ela pariu o primeiro filho. Depois foi para Pça da Árvore onde compraram o terreno para morar e viver. Ele era muito bravo, rígido e agressivo, o seu filho teve muita mágoa dele. Uma vez, ou algumas vezes ele visitara a família deste filho e este mandou que as crianças ficassem quietas para que o velho não as ouvisse em casa, assim pensaria que ninguém estava. Dizia ás crianças para não ficarem no sol, para não escurecer.
Ele me conheceu, eu não o conheci. Tenho que perguntar sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário