sábado, 30 de janeiro de 2010

Continuamos na casa dos antepassados

Ontem fui ao teatro com o parceiro. Conversamos sobre as coisas que estou escevendo aqui, lembre que minha bisavó pintava as unhas grandes, grandes, de lilás. lembro uma vez que ela pegou no meu braço, como fazia com as crianças, e daí via suas unhas... ela também usava turbante. Ela tinha cheiro de colônia da Avon, ela vendia Avon. Me deixava brincar com os saquinhos cheios de ar que vinham junto com os produtos. Ela tinha um boutique!!!! Agora que me lembrei! Boutique da D. Alice. Uma vez minha bisavó estava conversando com uma senhora, não sei quem era... ela disse que foi saber que minha mãe se chamava Alice também depois de muitos anos dela morando junto com ela.... achei estranho na época.

Na casa da vó Lice tinha um livro chamado o diário de laura palms.... muitos lembram deste seriado que passava na globo, twin peaks... enfim
ela tinha este livro na prateleira, eu com 7 anos queria ler, ler...daí comecei a ler este livro e morri de medo, pois era de conteúdo adulto, começava com a morte da estudante, com ameaças escritas no seu diário... bom me lembro de várias vezes esconder o livro entre os vãos do sofá ou mesmo em cestos de vime na casa da vó lice, porém virava e mexia o tempo ele estava lá na prateleira de novo, quando eu passava pela estante, tinha muito medo... A minha amiga Mari tem a série completa desta estória aí citada... ela adora! Eu ainda tenho medo... Os almoços na casa da vó lice demoravam muito, cerca de 4 horas da tarde é que ficavam prontos....
Minha avó era uma viúva que já tinha se separado do marido quando ele morreu. eu não lembro do meu bisavô Antonio. diziam que eu tenho a cor de pele dele. Ele teve outras mulheres além da minha Bisavó.
Ela tinha um relacionamento com um homem que eu gostav muito, o Vô Zé. na minha cabeça o nome é vozé. Ele era alcólatra, e era o responsável por todas as obras que aconteciam no cortiço. Pintava, construia, derrubava, fazia laje...tudo. Ele tinha a mão com algum defeito, era meio tortinha. Ele era negro e tinha uma pele bonita, os olhos eram verdes e tinha uma barba grisalha. Quando ficava bêbado a minha avó não deixava ele entrar em casa, ele gritava no quintal: " ô murilo"!!! "ô murilo"!!! ahahahhaha é engraçado hoje, mas quando eu ouvia ficava morrendo de medo... isso com uns 4 anos... daí quando passava ela dava um balde de água fria nele! Uma vez ele brincou que estava bebado e ficava piscando pra mim, pra enganar a vó. Ela falava saí Zé, não quero ninguém bêbado aqui... sai zé e ele ficava empurrando a porta. Quando a minha bisavó morreu ele ficou muito triste e depois de muito tempo até hoje não sei o que aconteceu com ele... se morreu, se está vivo... não sei.
Uma vez eles estava arrumando esta porta que citei acima, era uma tarde que voltara da pré escola. Tinha tido uma comemoração, acho que era setembro, pois tinhamos feito umas bandeiras e pintado, eu levei a minha pra casa, e quando estavam arrumando a porta de vidro, com massa epóxi, eu queria brincar com a massa. minha bisavó fez uma galinha pequena de epoxi. íamos achar uns palitos pra fazer as pernas. eu queria quebrar o palito da bandeira, ela não deixou. Eu insisti... ela disse que não faria mais nada se eu quebrasse minha bandeira. Eu insisti e quebrei, ela me deixou na mesa, nem lembro mais de ter feito alguma coisa com esta massa, com galinha nem com bandeira...
Quando minha avó dava banho em mim, ela chamava a região dos genitais de "luiza", era engraçado ela falava, vamos lavar a "luiza"!!! Tinha até uma banheira na casa dela, bem antiga!  Lembro bem do cheiro.

Um comentário:

  1. ....adoro, mas quem disse que não tenho medo? tenho um medo diferente, um medo curioso que sempre dá vontade de ter mais e mais um pouquinho

    ResponderExcluir