segunda-feira, 29 de março de 2010

Os porcos gostam de sujeira?

16 horas do dia 29 de março. final de dia trabalhado.

Do outro lado da rua, uma criança linda de cabelos encaracolados, lourinhos... uns três anos devia ter. Bebia uma garrafinha de dolly cola, e sem mais nem menos jogou no meio da rua, a mãe que estava ao seu lado esperando pelo ônibus ficou olhando quase que curiosa, ou insatisfeita. Não sei dizer exatamente o que lhe passou á cabeça, mas na minha passou que ela a qualquer segundo lhe daria umas palmadas, ou mesmo uma sacudida, gritaria... enfim. Mas ela não fez nada. O ônibus não vinha, a rua estava quase deserta de carros, só tinha sujeira. E a garrafa de dolly, rolava pra lá e pra cá... dançava junto com o vento... no meio da rua, e eu olhei em volta e vi esgoto que descia de um terreno bem ao lado do ponto, vi bagaço de cana na sargeta, senti cheiro de urina, lixo... isso não seria uma novidade pois logo depois ao sair do Centro de Ensino Unificado temos quase um mini lixão. Nele sempre a visita de um cachorro, hoje era um com olhos claros, pêlo cinza, esqueci o nome. Mas é a segunda vez que o vejo revirando o lixo. Nele encontramos sem procurar muito pois está a quem quer ver... arroz, feijão, cascas de frutas, fraldas, filtros de café usados com a borra de café, restos e sobras... uma bela compostagem... isso quando não tem um caixote, um banco velho e quebrado, um pedaço de almofada suja. E logo do outro lado da rua essa criança, essa mãe, essa garrafa, este cachorro, este lixão. Eu passo por lá, todos passam... moradores, trabalhadores, crianças...

Na aula hoje numa discussão sobre mães e filhos, as crianças relataram em média 15 casos de filhos que xingavam, maltratavam ou até jogavam pedras na sua mãe ou pai, na maioria mães... um muito afoita pra falar contou que tinha um primo, era o melhor primo dela, ela tinha cinco anos e este primo era muito legal. Pois não é que o menino virou homem e junto com o crescimento virou bandido? Ele liga na casa dela de vez em vez ameaça a família, pede dinheiro para o pai dela e assim vai... ela contou isso como se fosse uma notícia da televisão... uma qualquer... o primo mais legal hoje ameaça sua família.

E eu me pergunto, os porcos gostam da sujeira ou estão acostumados com ela?

fui no ônibus pensando nisso tudo, olhei em volta e não consegui me acostumar com isso não, por isso cada vez mais não quero voltar.... mas quero que mude.... mas não quero voltar.

4 comentários:

  1. Olha Gata...
    depois de ontem de ter assistido ao Filme Preciosa!!! percebo qeu o lixo esta mais proximo de nos do que imaginamos!!!
    e sabe teremos que aprender a lidar com ele ... não vai ter jeito .. figir ... bom fuigir pode ser sim uma situação temporaria porem.... temporaria !!!

    ResponderExcluir
  2. maravilha! eu assisti, isso mesmo temporário.....
    Não tem como, não é?

    ResponderExcluir
  3. Não temos que aprender a lidar, não! Nós, com essa mania brasileira de se conformar com tudo e dizer amém, com esse orgulho em bater no peito e dizer que é brasileiro que não sei de onde vem...
    NÃO, NÃO e NÃO!!!
    Precisamos dispensar nosso lixo corretamente e, às vezes, como forma de catequese, jogar o do outro também. Como educadores, precisamos expor nosso conhecimento e nossa indignação aos alunos (e aos colegas de trabalho também) e nunca deixar de acreditar que esse comportamento de pura ignorância pode mudar. Enquanto isso, faço minha parte, pelo menos.

    Ari, além de admirar sua arte, estou gostando de ler suas palavras.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Gerace!!! Obrigada o meu sentimento, meu olhar e meu respeito é recíproco! Um grande abraço!

    ResponderExcluir